sábado, 1 de agosto de 2015

Epifania de café e açucar

Hoje a tarde, enquanto estudava ao som de boa música e embalado por muito açúcar, me vi tomado por uma clareza de ideias que o meu horóscopo atribuiu a meu aniversário de mercúrio.  Segundo o personare, este é o momento em que o planeta Mercúrio completa um ciclo revolutivo em torno do Sol, voltando para a mesma posição em que estava no momento em que eu nasci. O efeito disso, seria que a minha mente "fica poderosa nesta fase, de modo que lhe parecerá mais fácil chegar a conclusões a respeito dos problemas que você tem para resolver". Seja por isso, ou por qualquer outra razão, o fato é que cheguei a conclusões importantes sobre o que e como quero estudar sobre militância. 

Precisei urgentemente de papel e caneta, no qual desenhei isso aqui 



Depois, com o objetivo de partilhar as ideias, passei quase uma hora falando com meu interlocutor privilegiado de ideias e vi que as coisas fazem sentido. Por fim, para dar inteligibilidade escrita a epifania rascunhei o parágrafo que segue. 

Estratégia, dispositivo e subjetividade compõem a tríade de expressão da instituição militância que abordaremos neste percurso. O caminho que iremos percorrer passa por explicitar que naquilo que se refere a dimensão de estratégia, a militância surge da premissa de destituição do monarca burguês, detentor dos meios de produção, e ocupante do Estado, e da tomada deste lugar de exercício de poder por parte da monarquia do proletariado. Esta estratégia foi traçada em moldes militares, e tem sua inspiração na revolução francesa. Quanto a dimensão de dispositivo, entendido como algo que organiza a direção de ação de um determinado conjunto de forças , o partido constitui a forma molar primeira da instituição militância. É mister ressaltar que este, fazendo as forças operarem sob a lógica do poder disciplinar, produz os corpos fortes, dóceis e prontos para levar a cabo a revolução. Por fim, a subjetividade militante caracteriza-se por uma posição ressentida em termos nietzscheanos e obtem sua força da posição niilismo negativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário