sábado, 24 de novembro de 2018

ensaio 05 - notas dispersas

Militância e ativismo: estratégias, subjetivação e identidade

https://link.springer.com/content/pdf/10.1057%2Fs41296-018-0220-9.pdf?fbclid=IwAR2edyIoj5SJigGF-iJWfHjsGWRYFt5jHRUD48qDFWfl8_MdhWPwdQroAe8

May I say that strategy is a core component of social movements' culture? Furtheremore, can I argue that strategy is a cultural tool in Vigotsky terms? / Será que eu possso dizer que a estratégia é um componente crucial da cultura dos movimentos sociais? E mais, será que eu posso dizer que uma estratéga é uma ferramenta nos termos vigotskyanos?

E mais: The research designs employed must be primarily generative rather than confirmatory versus disconfirming.

Indeed, maladaptive behaviour is usually the result of excessive stability.

Militância e ativismo: estratégias, identidades e dilemas.
Questões - como as diferentes estratégia enquadram a questão da identidade coletiva ? Seria ela um produto fixo,estável e necessário para ação? Seria ela um processo de negociação constante, instável e variável de acordo com as necessidade em curso? Que dilemas esse enquadramento cria para ativistas e militantes?

Imagination (...) involves a dissolution of old objects and a forming of new ones in a medium which, since it is beyond the old object and not yet in a new one, can properly be termed
subjective - Jonh Dewey, 1929.


Que tipo de lealdades afetivas ( JIM, 2006, p 21 nota 07// Jim, 2018, chapter 05 )


Bom dia! Como estás?
Achei uma outra forma - talvez menos maniqueísta do que antagonista e protagonista, veja só

Militância: Estratégia Hegemonista - Modelo prioritário de comunicação verticalizado e com pouco espaço para a dúvida - Condição para ação: consenso entre os militantes.

Ativismo: Estratégia Polifônica - Modelo prioritário de comunicação articulado em rede e com espaço para a dúvida e dialogicidade - Condição para ação: negociação entre os ativistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário