segunda-feira, 6 de março de 2017

Retomando ideias para Tese


Retomando meu estudo específico, tanto para começar a escrita do ensaio dois da tese ( Inconformados do mundo, uní-vos à esquerda), quanto para ir entendendo melhor algumas questões sobre o surgimento da ideia de militância e para preparar a apresentação a ser feita em Natal, precisei fazer um pequeno ajuste no quadro resumo das hipóteses que havia desenvolvido anteriormente.



Repertórios para contestação das normatividades vigentes



Ativista
Militante

Estratégia

Insurreição
Revolução


Tática
Conexão/Rede
Centralização/Partido


Subjetivação
Conectada
Ressentida


Para falar em subjetivação, eu precisaria pensar nas dimensões de táticas e dispositivos, sendo assim, em minha cabeça, o estudo junto ao PPG Sociologia seria condição para investigação na Psicologia. O descompasso temporal entre eles pode ser um problema, contudo, acho que a atenção metodológica e a dedicação em tempo integral aos dois programas, pode resolver a questão.

ps: A introdução, feita pelo Ademar Boco, no livro da série da Teoria da Organização Política é um texto ótimo que reforça algumas ideias que eu vinha tendo e deu uma pista muito importante sobre a importância de entender melho o que se passou na Terceira Internacional Comunista.  Ele também afirma que a Comuna de Paris serviu de grande inspiração para o molde das formas de ação dos comunistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário