terça-feira, 29 de março de 2016

Reconsideração FAPESP - Núcleos de Pesquisa - Para justificativa

Um questionamento do parecerista pedia um melhor esclarecimento tanto das atividades a serem desenvolvidas junto aos núcleos de pesquisa que eu desejo visitar, quanto uma justificativa mais clara sobre os motivos da escolha. Em resposta a ele, vou apresentar três núcleos nos quais pretendo desenvolver as minhas atividades.

O Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL)
http://netsal.iesp.uerj.br/index.php/pt/

Coordenadores

  • Breno Bringel

http://lattes.cnpq.br/5681987657897099
e-mail: brenobringel@iesp.uerj.br

Projeto de Pesquisa Principal que motiva a ida até o núcleo

2014 - Atual
Movimentos sociais latino-americanos: uma interpretação sociológica

Descrição: Este projeto, ligado a bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq para o período 2014-2017, tem como objetivo a elaboração de uma interpretação sociológica abrangente sobre os movimentos sociais latino-americanos que conecte de forma renovada a sociologia das ações coletivas e dos movimentos sociais com temas centrais do debate teórico na América Latina. Seu principal produto consiste na produção de um livro sobre o tema, atualmente em elaboração, em parceria com Alfredo Falero..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (20) .


  • José Mauricio Domingues

http://lattes.cnpq.br/4467359922427457
e-mail: jmdomingues@iesp.uerj.br


2014 - Atual
MODERNIDADE GLOBAL E ?CONCEITOS-TENDÊNCIA?: RETOMANDO A TEORIA SOCIOLÓGICA COM UMA PERSPECTIVA PLANETÁRIA

Descrição: Projeto visando retomada reconstrutiva de núcleos centrais da teoria sociológica, através da idéi de conceitos tendência, mecanismos, etc. Bolsa de produtividade do CNPq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (10) .

Integrantes: José Maurício Castro Domingues da Silva - Coordenador.


Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS), 
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9447446948628805
http://www.npms.ufsc.br/index.php


  • Ilse Scherer-Warren 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8226255661822207

Notícia que pode ajudar a escrever sobre ela e sobre o núcleo.
http://ppgsp.posgrad.ufsc.br/2015/07/23/professora-ilse-scherer-warren-ppgsp-recebe-premio-florestan-fernandes-da-sociedade-brasileira-de-sociologia/



  • Lígia Helena Hahn Lüchmann
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4076626707753486

2015 - Atual
Mudanças e permanências nos padrões de participação política no Brasil: análise longitudinal do envolvimento político dos brasileiros (1988-2013)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julian Borba em 16/07/2015.

Descrição: Diversos estudiosos do comportamento político, sobretudo os que se dedicam a análises sobre democracias consolidadas, têm identificado, nos últimos anos, uma mudança consistente nos padrões de participação política nos regimes ocidentais. A partir de distintas matrizes teóricas e empíricas, esses pesquisadores têm identificado um crescente desencanto com as instituições centrais dos regimes democráticos efetivamente existentes, tais como os partidos e os parlamentos, desencanto que tem se materializado nas quedas das taxas de filiação partidária, de sindicalização e até mesmo de comparecimento eleitoral. Em paralelo a essa constatação, esses mesmos pesquisadores identificam a emergência e a proliferação de novas formas de envolvimento ou engajamento político, com destaque para as formas associativas e as várias modalidades de protesto, tais como manifestações, boicotes e ocupações, além de modalidades institucionais, como (em especial no Brasil) os Conselhos, Orçamentos Participativos, e as Conferências. Esses dois fenômenos - o refluxo da participação ?convencional? e o crescimento das ?novas formas de participação? - são entendidos como fenômenos complementares que alguns têm associado ao desenvolvimento de um padrão de cidadania crítica em escala mundial. A presente pesquisa se propõe a uma investigação longitudinal que, focalizando um amplo leque de modalidades de participação, pretende identificar as mudanças e alterações nos padrões de participação política entre os brasileiros. PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA - PROCAD.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . http://ppgsp.posgrad.ufsc.br/2015/07/23/professora-ilse-scherer-warren-ppgsp-recebe-premio-florestan-fernandes-da-sociedade-brasileira-de-sociologia/



  • Julian Borba


CV: http://lattes.cnpq.br/0977189636155186

2015 - Atual
Mudanças e permanências nos padrões de participação política no Brasil: análise longitudinal do envolvimento político dos brasileiros (1988-2013)

Descrição: Diversos estudiosos do comportamento político, sobretudo os que se dedicam a análises sobre democracias consolidadas, têm identificado, nos últimos anos, uma mudança consistente nos padrões de participação política nos regimes ocidentais. A partir de distintas matrizes teóricas e empíricas, esses pesquisadores têm identificado um crescente desencanto com as instituições centrais dos regimes democráticos efetivamente existentes, tais como os partidos e os parlamentos, desencanto que tem se materializado nas quedas das taxas de filiação partidária, de sindicalização e até mesmo de comparecimento eleitoral. Em síntese, o descontentamento estaria gerando gradual e consistente afastamento dos cidadãos dessa dimensão institucionalizada da vida política democrática. Em paralelo a essa constatação, esses mesmos pesquisadores identificam a emergência e a proliferação de novas formas de envolvimento ou engajamento político, com destaque para as formas associativas e as várias modalidades de protesto, tais como manifestações, boicotes e ocupações, além de modalidades institucionais, como (em especial no Brasil) os Conselhos, Orçamentos Participativos, e as Conferências. Esses dois fenômenos - o refluxo da participação ?convencional? e o crescimento das ?novas formas de participação? - são entendidos como fenômenos complementares que alguns têm associado ao desenvolvimento de um padrão de cidadania crítica em escala mundial. A presente pesquisa se propõe a uma investigação longitudinal que, focalizando um amplo leque de modalidades de participação, pretende identificar as mudanças e alterações nos padrões de participação política entre os brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Julian Borba - Coordenador / Yan de Souza Carreirão - Integrante / Ednaldo Aparecido Ribeiro - Integrante / Carla Cecília Almeida - Integrante / Wagner Romão - Integrante / Carla Martelli - Integrante / Celene Tonella - Integrante / Simone Pereira Costa Dourado - Integrante / MARIA APARECIDA CHAVES JARDIM - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

2013 - Atual
Os determinantes do ativismo partidário e do comparecimento eleitoral na América Latina e a tese do declínio dos partidos

Descrição: O projeto analisa os determinantes do ativismo partidário e do comparecimento eleitoral em 18 países da América Latina. A base empírica é composta por surveys, em especial o Latin American Public Project (LAPOP). A análise dos dados será realizada mediante técnicas multivariadas (modelos hierárquicos). Em termos de objetivos específicos, pretendemos: Objetivos específicos: a) Revisar a literatura internacional sobre comparecimento eleitoral, partidos políticos e participação partidária. b) Descrever a evolução da participação eleitoral e partidária entre os países da América Latina, no período compreendido entre 1995 e 2010, a partir de dados de opinião pública. c) Construir uma base de dados integrando dados individuais (opinião pública) com dados de contexto (dados sócio-demográficos dos países ? tamanho, relação urbano/rural; dados sobre configuração institucional do sistema político ? sistema eleitoral, sistema partidário, fragmentação partidária, etc.). d) Identificar a estrutura dimensional das modalidades de participação no contexto regional selecionado, visando especialmente identificar as relações existentes entre participação eleitoral e partidária e as demais formas convencionais e não convencionais. d) Propor modelos multiníveis de análise do comparecimento eleitoral e do ativismo partidário entre os países da América Latina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .




Nenhum comentário:

Postar um comentário