terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Sínteses Atuais - impressões iniciais, achados, possíveis resultados.



Estava pensando um quadro comparativo com alguns pontos de diferenciação entre militância e ativismo enquanto tática de engajamento dos sujeitos a causas, bem como um uma explicitação da forma como eu penso em abordar a questão que tenho estudado. Consegui formular a questão assim.

Tomando de assalto os estudos de Deleuze sobre o problema da expressão na obra de Spinoza e de Leinbenz, propomos o estudo das instituições militância e ativismo a partir de uma análise da tríade expressiva formada por Estratégia-Dispositivo-Subjetividade.
  1. Estratégia
    1. Militância -  Revolução
      1. Âncoragem teórica - centralimos demo/autocrárico
      2. Análise de Conjunturas - Forças Revolucionárias X Forças de Oposição ( Marta Harnecker)
    2. Ativismo - Ocupação
      1. Âncoragem teórica - anarquismo
      2. Análise de Conjunturas - Forças múltiplas em disputa por consensos possíveis e temporários ( Podemos)
  2. Dispositivo 
    1. Militância - Partido
      1. Sujeito da Ação - Massas dirigidas pela vanguarda revolucionária
    2. Ativismo - Rede
      1. Sujeito da Ação - Multidão em arranjos experimentais auto geridos
  3. Subjetividade
    1. Militância - Ressentida
      1. Motores da ação - instatifação, conscientização,  senso de dever/obrigação; obediência, solidariedade
    2. Ativismo - Conectada
      1.  Motores da ação - indignação, participação, proposição, esperança.




ps: O personare super incentiva que eu me dedique aos estudos 
FIRMANDO AS PRÓPRIAS VISÕES - Marte na casa 9
DE: 30/01 , 4h30
ATÉ: 01/09 , 5h29 

Os dias que se seguem entre 30/01 e 01/09 são marcados pela passagem do planeta Marte pela nona casa astrológica do seu mapa pessoal, Andre. Este é um momento em que tanto você quanto os outros notarão que suas convicções pessoais estarão mais firmes, que sua determinação estará mais forte do que o comum no que diz respeito à defesa das suas idéias e valores. Isso deixará as pessoas mais confiantes em relação à sua palavra, muito embora algumas possam vir a se irritar com aquilo que chamarão de "radicalismo" em sua maneira de se colocar.
Num sentido positivo, este é um momento excelente para estudos, cursos e concursos. Você tenderá a se dedicar com afinco na direção de algum saber, seja um simples curso de idiomas até a universidade, a escola, mestrados ou doutorados. Viagens súbitas tendem a ser a marca registrada deste aspecto, também. A pessoa simplesmente pega seu chapéu e parte!

Um comentário:

  1. Interessante dispositivo de análise, André. Os contrastes entre os dois desenhos parecem bem potentes para pensar esse tenso e confuso campo da política enquanto invenção de mundo. Mas alguns cuidados são importantes.
    Como já bem salientam alguns dos interlocutores que tu tomas, tem de se cuidar para não reificar novas dicotomias, sobretudo quando hoje parece cada vez mais que esses dois pólos tem se tencionado em mesclas potentes E capturadas (o Partido que propõe-se funcionar em Rede, a Conexão que se estabelece por um compartilhar ressentimento, uma esperança que é carregada de senso de dever, etc.). Nada que tire a utilidade do instrumento a ser produzido, mas que baliza e modula seu uso.
    Particularmente, acho útil pensar pelos concensos possíveis e temporários: ali todos os elementos, de ambos os desenhos, acabam aparecendo em sua mescla de potência e de agrilhoamento.
    Fico curioso de como tu caracterizas movimentos sociais para delimitar ou caracterizar teu campo de estudo (acho um problema em si determinar onde se encontra tal campo problemático).
    Boas análises, meu bruxo, seguimos conversas.

    ResponderExcluir