terça-feira, 29 de março de 2016

Reconsideração FAPESP - Núcleos de Pesquisa - Para justificativa

Um questionamento do parecerista pedia um melhor esclarecimento tanto das atividades a serem desenvolvidas junto aos núcleos de pesquisa que eu desejo visitar, quanto uma justificativa mais clara sobre os motivos da escolha. Em resposta a ele, vou apresentar três núcleos nos quais pretendo desenvolver as minhas atividades.

O Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL)
http://netsal.iesp.uerj.br/index.php/pt/

Coordenadores

  • Breno Bringel

http://lattes.cnpq.br/5681987657897099
e-mail: brenobringel@iesp.uerj.br

Projeto de Pesquisa Principal que motiva a ida até o núcleo

2014 - Atual
Movimentos sociais latino-americanos: uma interpretação sociológica

Descrição: Este projeto, ligado a bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq para o período 2014-2017, tem como objetivo a elaboração de uma interpretação sociológica abrangente sobre os movimentos sociais latino-americanos que conecte de forma renovada a sociologia das ações coletivas e dos movimentos sociais com temas centrais do debate teórico na América Latina. Seu principal produto consiste na produção de um livro sobre o tema, atualmente em elaboração, em parceria com Alfredo Falero..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (20) .


  • José Mauricio Domingues

http://lattes.cnpq.br/4467359922427457
e-mail: jmdomingues@iesp.uerj.br


2014 - Atual
MODERNIDADE GLOBAL E ?CONCEITOS-TENDÊNCIA?: RETOMANDO A TEORIA SOCIOLÓGICA COM UMA PERSPECTIVA PLANETÁRIA

Descrição: Projeto visando retomada reconstrutiva de núcleos centrais da teoria sociológica, através da idéi de conceitos tendência, mecanismos, etc. Bolsa de produtividade do CNPq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (10) .

Integrantes: José Maurício Castro Domingues da Silva - Coordenador.


Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS), 
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9447446948628805
http://www.npms.ufsc.br/index.php


  • Ilse Scherer-Warren 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8226255661822207

Notícia que pode ajudar a escrever sobre ela e sobre o núcleo.
http://ppgsp.posgrad.ufsc.br/2015/07/23/professora-ilse-scherer-warren-ppgsp-recebe-premio-florestan-fernandes-da-sociedade-brasileira-de-sociologia/



  • Lígia Helena Hahn Lüchmann
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4076626707753486

2015 - Atual
Mudanças e permanências nos padrões de participação política no Brasil: análise longitudinal do envolvimento político dos brasileiros (1988-2013)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Julian Borba em 16/07/2015.

Descrição: Diversos estudiosos do comportamento político, sobretudo os que se dedicam a análises sobre democracias consolidadas, têm identificado, nos últimos anos, uma mudança consistente nos padrões de participação política nos regimes ocidentais. A partir de distintas matrizes teóricas e empíricas, esses pesquisadores têm identificado um crescente desencanto com as instituições centrais dos regimes democráticos efetivamente existentes, tais como os partidos e os parlamentos, desencanto que tem se materializado nas quedas das taxas de filiação partidária, de sindicalização e até mesmo de comparecimento eleitoral. Em paralelo a essa constatação, esses mesmos pesquisadores identificam a emergência e a proliferação de novas formas de envolvimento ou engajamento político, com destaque para as formas associativas e as várias modalidades de protesto, tais como manifestações, boicotes e ocupações, além de modalidades institucionais, como (em especial no Brasil) os Conselhos, Orçamentos Participativos, e as Conferências. Esses dois fenômenos - o refluxo da participação ?convencional? e o crescimento das ?novas formas de participação? - são entendidos como fenômenos complementares que alguns têm associado ao desenvolvimento de um padrão de cidadania crítica em escala mundial. A presente pesquisa se propõe a uma investigação longitudinal que, focalizando um amplo leque de modalidades de participação, pretende identificar as mudanças e alterações nos padrões de participação política entre os brasileiros. PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA - PROCAD.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . http://ppgsp.posgrad.ufsc.br/2015/07/23/professora-ilse-scherer-warren-ppgsp-recebe-premio-florestan-fernandes-da-sociedade-brasileira-de-sociologia/



  • Julian Borba


CV: http://lattes.cnpq.br/0977189636155186

2015 - Atual
Mudanças e permanências nos padrões de participação política no Brasil: análise longitudinal do envolvimento político dos brasileiros (1988-2013)

Descrição: Diversos estudiosos do comportamento político, sobretudo os que se dedicam a análises sobre democracias consolidadas, têm identificado, nos últimos anos, uma mudança consistente nos padrões de participação política nos regimes ocidentais. A partir de distintas matrizes teóricas e empíricas, esses pesquisadores têm identificado um crescente desencanto com as instituições centrais dos regimes democráticos efetivamente existentes, tais como os partidos e os parlamentos, desencanto que tem se materializado nas quedas das taxas de filiação partidária, de sindicalização e até mesmo de comparecimento eleitoral. Em síntese, o descontentamento estaria gerando gradual e consistente afastamento dos cidadãos dessa dimensão institucionalizada da vida política democrática. Em paralelo a essa constatação, esses mesmos pesquisadores identificam a emergência e a proliferação de novas formas de envolvimento ou engajamento político, com destaque para as formas associativas e as várias modalidades de protesto, tais como manifestações, boicotes e ocupações, além de modalidades institucionais, como (em especial no Brasil) os Conselhos, Orçamentos Participativos, e as Conferências. Esses dois fenômenos - o refluxo da participação ?convencional? e o crescimento das ?novas formas de participação? - são entendidos como fenômenos complementares que alguns têm associado ao desenvolvimento de um padrão de cidadania crítica em escala mundial. A presente pesquisa se propõe a uma investigação longitudinal que, focalizando um amplo leque de modalidades de participação, pretende identificar as mudanças e alterações nos padrões de participação política entre os brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Julian Borba - Coordenador / Yan de Souza Carreirão - Integrante / Ednaldo Aparecido Ribeiro - Integrante / Carla Cecília Almeida - Integrante / Wagner Romão - Integrante / Carla Martelli - Integrante / Celene Tonella - Integrante / Simone Pereira Costa Dourado - Integrante / MARIA APARECIDA CHAVES JARDIM - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

2013 - Atual
Os determinantes do ativismo partidário e do comparecimento eleitoral na América Latina e a tese do declínio dos partidos

Descrição: O projeto analisa os determinantes do ativismo partidário e do comparecimento eleitoral em 18 países da América Latina. A base empírica é composta por surveys, em especial o Latin American Public Project (LAPOP). A análise dos dados será realizada mediante técnicas multivariadas (modelos hierárquicos). Em termos de objetivos específicos, pretendemos: Objetivos específicos: a) Revisar a literatura internacional sobre comparecimento eleitoral, partidos políticos e participação partidária. b) Descrever a evolução da participação eleitoral e partidária entre os países da América Latina, no período compreendido entre 1995 e 2010, a partir de dados de opinião pública. c) Construir uma base de dados integrando dados individuais (opinião pública) com dados de contexto (dados sócio-demográficos dos países ? tamanho, relação urbano/rural; dados sobre configuração institucional do sistema político ? sistema eleitoral, sistema partidário, fragmentação partidária, etc.). d) Identificar a estrutura dimensional das modalidades de participação no contexto regional selecionado, visando especialmente identificar as relações existentes entre participação eleitoral e partidária e as demais formas convencionais e não convencionais. d) Propor modelos multiníveis de análise do comparecimento eleitoral e do ativismo partidário entre os países da América Latina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .




sexta-feira, 18 de março de 2016

Planos internacionais Espanha

Breno Marques Bringel - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260281H4

https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/Paginas/bolsas-ibero-americanas-pp.aspx
http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FInternacional%2FPodemos-da-indignacao-nas-pracas-ao-assalto-do-Palacio-da-Moncloa%2F6%2F35203

http://www.esquerda.net/artigo/pablo-iglesias-acabou-alternancia-entre-pp-e-psoe-em-espanha/40213

http://tratarde.org/wp-content/uploads/2014/01/Manifiesto-Mover-Ficha-enero-de-2014.pdf

http://www.esquerda.net/artigo/pablo-iglesias-acabou-alternancia-entre-pp-e-psoe-em-espanha/40213

http://elpais.com/tag/podemos/a/

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/21/opinion/1450710896_273452.html

manuel castells


https://www.youtube.com/watch?v=O4h-hrF2ObE

https://youtu.be/YYAu2MA4yMI

https://youtu.be/_AiLEykeb9A

inspiração do podemos - http://www.rebelion.org/docs/207136.pdf

segunda-feira, 7 de março de 2016

Devir como alternativa a identidade - ou sobre como lidar com sexta passada



Saindo da representação, não caímos na armadilha da imitação e da analogia. Não se trata de uma imitação, porque não há modelos, não fazemos tal qual uma criança, não queremos voltar à pré-escola, não colocamos vestidos e passamos batom para entrar em um devir-mulher, não uivamos para entrar em um devir-animal, não quebramos vidraças para entrar em um devir-revolucionário. A imitação é um fracasso. Ela pode servir para, em um primeiro momento, entrar em uma zona de vizinhança, mas devir não é seguir um modelo, é uma relação real para além de toda correspondência, sem semelhança, nem homologia. Comprar uma máquina de escrever e sentar no Starbucks não é entrar em devir-escrito.
É preciso começar a se pensar em uma ética dos devires que ponha fim à moral do ressentimento. Estamos em uma luta constante para superar o niilismo e não cair nos buracos subjetivos que são verdadeiras máquinas de ressentimento. Um devir nunca se conclui ou se concretiza, ele é um processo de agenciamento do desejo, um modo de vida que se conduz pelas intensidades. Ele também não é unitário, são coletividades moleculares, composições ativas! Queremos criar mapas de intensidade: “Sempre se tem de partir de alguma coisa, ou seja, sempre se tem que dispor de uma cartografia mínima” (Guattari & Rolnik, Micropolítica). Todo devir é um rizoma, uma abertura, uma conexão. Buscar uma ética dos devires é mover-se pelos terrenos de uma ética do menor, mais solta, que resiste frente aos padrões molares. Estabelecer novas alianças, não filiativas. Nem reprodução, nem assimilação: o devir é uma transvaloração.

http://razaoinadequada.com/filosofos-essenciais/deleuze/etica-dos-devires/ 

quinta-feira, 3 de março de 2016

Alternativas ao plano A - limite prático 22/04/2016

Minha ansiedade em relação a resposta da FAPESP começa a se transformar em azedume. Pensamentos atrapalhados e marcados por um certo derrotismo, tem invadido a minha cabeça. Em meio a tudo isso, a atenção achou um post interessante para seguir apostando no plano A - virar bolsista de doutorado, dar um tempo no trabalho atual, e ir morar em NYC. Encaminharei pedido de bolsa para Doutorado Sanduíche - SWE ao CNPQ. Atenção, o prazo final para inscrição é 22/04/2016 . 

Eis ums links importantes

http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2958271?COMPANY_ID=10132

http://efomento.cnpq.br/efomento/login.do?metodo=apresentar

Na hora de elaborar a proposta, use as referências da FAPESP para BEPE, pense nos critérios FAPESP de aprovação da BEPE  e leia o projeto do James - aquele que ele usou para ir a Espanha.

http://bolsas.estudar.org.br/?utm_source=facebook.com&utm_medium=facebook-ads&utm_campaign=20160204-fe-bolsas-2016_eduexec_exe-du