quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Para ler ouvindo A Rush of a blood to the head – Coldplay






Dúvidas:

1. A estratégia socialista ainda perdura em nós como forma de produzir grandes mudanças?

2. A tomada de consciência ainda é encarada como condição necessária para ação?

3. Em meio a uma crise da representatividade por parte dos partidos políticos hoje, qual o lugar destas entidades na condução dos processos de mudanças?

4. Até quando a revolução soviética de 1917 ainda se constituirá como principal referência e modelo para discursos e práticas militantes?

5. O que significaria ser militante hoje?



Enquanto isso em Cuba...

Foto de Cartaz em Policlínica de Saúde - Havana, 2015



A arte da organização comunista consiste em utilizar a tudo e a todos para a luta proletária de classes, repartir entre todos os membros do partido o trabalho político e mobilizar, por seu intermédio, as mais amplas massas do proletariado para o movimento revolucionário; ao mesmo tempo manter firmemente em suas mãos a direção do movimento, não por força do poder, mas pela força da autoridade conquistada, quer dizer, pela energia, a experiência, a capacidade e a tolerância, - 3 Congresso Internacional Comunista, 1921.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Livros achados Agosto



Na fiocruz



www.books.scielo.org/id/d48x7

www.books.scielo.org/id/zngyg

www.books.scielo.org/id/8fmv5

www.books.scielo.org/id/w5p4j



www.books.scielo.org/id/q3zt8



www.books.scielo.org/id/9tc7r



www.books.scielo.org/id/q3zt8



O que acho possível de encontrar neles? indícios de que a miliância em saúde é apontada como caminho para produção e consolidação de mudanças.






No facebook - Deleuze Recombination






DR: Digitality & Recombination : they are the (re)foundation of a new c(a)osmology and ecologie — that invites to simulate and (re)create a wor(l)d.










Todos os livros de Michel Foucault para download gratuito

- assim como livros de comentadores e leituras introdutórias:

http://goo.gl/769nkC

domingo, 2 de agosto de 2015

Implicações metodológicas de uma epifania pequena e notável

Enquanto tento dar continuidade a meu trabalho de fichamento da dissertação que estou estudando sobre militância, me vejo pensando sobre uma decorrência metodológica importante contida na forma como eu estruturei a proposta. Pensar a forma de operação das instituições a partir de uma lógica expressiva, uma lógica ligada ao problema da expressão como colocado por Deleuze a partir da obra de Spinoza, pode ser uma via interessante para propor a tese de que análise e institucional, esquizoanálise e filosofia da diferença, partilham objetos comuns, uma base epistemológica semelhante, mas também uma possibilidade de acoplamento que me parece interessante para produção de um dispositivo analítico dotado de rigor metodológico possível para fazer falar as institituições - talvez de modo mais compreensivo aos ouvidos mais cartesianos. Sim  eu sei que essa é uma premissa minha, essa necessidade de construção de inteligibilidade entre paradigmas diferentes, mas e se....

instiuição - expressão 
triade expressiva -  

Pressupostos - 

O problema da expressão em spinoza
a tríade expressiva da substância

proposta

O entendimento de como se processa o funcionamento de uma instituição pode ser explicitado tendo como quadro referencial o problema da expressão. Para tanto, faz-se necessário traçar um quadro conceitual que dê a instituição lugar análogo, aquele dado ao conceito de Deus dentro da ética. 

Um Deus imanente e produtor cujas ações decorrem necessariamente da sua potência é o ponto de partida de todo o sistema spinozano. “Por Deus compreendo um ente absolutamente infinito, isto é, uma substância que consiste de infinitos atributos, cada um dos quais exprime uma essência eterna e infinita (Ética, L I, D.5)”. Este é o postulado a partir do qual será possível sustentar que todas as coisas que conhecemos decorrem de variações de uma mesma substância. “Por substância compreendo aquilo que existe em si mesmo e que por si mesmo é concebido, isto é, aquilo cujo conceito, não exige o conceito de outra coisa do qual deva ser formado (Ética, L I, D.1)”

Em decorrência disso, será preciso dar a lógica de funcionamento operada pela instituição lugar análogo aquele que os modos e atributos tem em relação a substância 

Essa substância se manifesta em infinitos atributos infinitos, dos quais, por nossas limitações, só podemos acessar a extensão (dimensão material da existência) e o pensamento. Deus seria, então, a substância cujo conceito não precisaria de qualquer outra coisa para sua formulação. Esta substância seria absolutamente infinita e teria uma infinidade de atributos infinitos que exprimem, então, uma essência eterna e infinita. Disso decorre que aquilo que existe são diferentes modos, ou seja, modificações, afecções da substância e, enquanto tal, não podem ser concebidas sem a substância ou fora dela. Tudo que existe, existe em Deus, e tudo que existe, existe por ser um modo da substância que é Deus.
neste ponto eu fiquei particularmente confuso sobre os lugares que seria adequados aos modos de atributos na montagem de meu quadro referencial. Preciso ler mais sobre ( http://www.joaquimdecarvalho.org/artigos/artigo/82-Introducao-a-etica-de-Espinosa/pag-15 ) voltarei a isso, mas, por hora, para terminar meu quadro de raciocínio, vou considerar minhas proposições iniciais. 

Tendo isso em mente, fica estabelecido o seguinte protocolo para análise da lógica de funcionamento em questão

1 -- arqueologia/genealogia das condições de possibilidade de emergência da instituição 

2 - A tríade da expressão da substância - Spinoza e o problema de expressão - deleuze.

instituição expressa em seus  atributos - formas molares
os atributos pelos quais a  instituição se expressa, exprimem se em diferentes modos  - formas moleculares, 
modos expressam a instituição 

no caso da instituição militância


  • instituição expressa em seus atributos - a produção de dispositivos - o partido 
  • os atributos se expressam em modos, e ao fazê-lo, expressam a instituição -  os modos atualizam a direção da subjetivação produzido pelos vetores de força organizados pelo dispositivos/atributo. No caso a  a subjetivação militante e as características da subjetividade decorrentes dela. 
  • Os modos expressam a instituição e, assim sendo, quando estamos no plano de atributos, se farão presentes características dos dois planos de expressão.
  • Isso acontece simultaneamente e configura a tríade expressiva da instituição


3 Conclusões 

  • Possibilidade de um caminho metodológico que permita o mapemento da militância em seus distintos planos de expressão;
  • Releitura dos rompimentos existentes dentro do movimento institucionalista - usar o texto da simone e ir mostrando que, o que os distintos conceitos enfocavam eram diferentes planos de expressão da substância. 
  • Apresentação da compatibilidade das proposições da esquizoanálise e da análise institucional - hipotese reconciliatória. 






Pensar dentro que, ao traçar um quadro expressivo 

sábado, 1 de agosto de 2015

Epifania de café e açucar

Hoje a tarde, enquanto estudava ao som de boa música e embalado por muito açúcar, me vi tomado por uma clareza de ideias que o meu horóscopo atribuiu a meu aniversário de mercúrio.  Segundo o personare, este é o momento em que o planeta Mercúrio completa um ciclo revolutivo em torno do Sol, voltando para a mesma posição em que estava no momento em que eu nasci. O efeito disso, seria que a minha mente "fica poderosa nesta fase, de modo que lhe parecerá mais fácil chegar a conclusões a respeito dos problemas que você tem para resolver". Seja por isso, ou por qualquer outra razão, o fato é que cheguei a conclusões importantes sobre o que e como quero estudar sobre militância. 

Precisei urgentemente de papel e caneta, no qual desenhei isso aqui 



Depois, com o objetivo de partilhar as ideias, passei quase uma hora falando com meu interlocutor privilegiado de ideias e vi que as coisas fazem sentido. Por fim, para dar inteligibilidade escrita a epifania rascunhei o parágrafo que segue. 

Estratégia, dispositivo e subjetividade compõem a tríade de expressão da instituição militância que abordaremos neste percurso. O caminho que iremos percorrer passa por explicitar que naquilo que se refere a dimensão de estratégia, a militância surge da premissa de destituição do monarca burguês, detentor dos meios de produção, e ocupante do Estado, e da tomada deste lugar de exercício de poder por parte da monarquia do proletariado. Esta estratégia foi traçada em moldes militares, e tem sua inspiração na revolução francesa. Quanto a dimensão de dispositivo, entendido como algo que organiza a direção de ação de um determinado conjunto de forças , o partido constitui a forma molar primeira da instituição militância. É mister ressaltar que este, fazendo as forças operarem sob a lógica do poder disciplinar, produz os corpos fortes, dóceis e prontos para levar a cabo a revolução. Por fim, a subjetividade militante caracteriza-se por uma posição ressentida em termos nietzscheanos e obtem sua força da posição niilismo negativo.